quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Bonsai de Cacau

Para começar o pequeno cacaueiro, foram plantadas 25 sementes de cacau em 25/10/09.

O cacau, que foi presente de um amigo, tinha sido colhido há poucos dias. Estava na geladeira, e após saboreado, é claro, teve suas sementes separadas. Secaram durante 1 dia e depois foram colocadas em água quente, +- 70 graus, por 5 minutos, e foram plantadas em seguida, em terra adubada, com cerca de 1cm de profundidade.


O vaso ficou próximo a janela, recebendo sol nas primeiras horas da manhã e sombra no restante do dia. O período para plantio vai de setembro a novembro, preferencialmente. As mudas podem ser replantadas de dezembro a março, em terra previamente adubada. Sem receber sol forte diretamente, principalmente nos meses mais quentes do ano.

O cacaueiro gosta de clima quente e úmido. Possui raiz profunda pivotante para buscar água em grandes profundidades, já que se adapta bem em regiões quentes e secas.


Em poucos dias 24 sementes germinaram. Cresceram rápido, cerca de 0,5 a 1cm por dia. Com 10 dias as sementes abriram e logo os primeiros brotinhos, que mais tarde seriam folhas, apareceram.

Descobri que no sul do país, poucas pessoas conhecem o cacau, tanto o fruto quanto a árvore. A maioria das pessoas só associa cacau a chocolate e se surpreende ao conhecer um pouco mais sobre a cacauicultura. Motivo pelo qual inúmeros foram os pedidos de muda da plantinha. E descobri ser esse um ótimo presente.

Aos maiores interessados recomendo: http://www.ceplac.gov.br/ , local onde pude aprender bastante sobre a cultura, além de conter ótimas fotos e dicas importantes.


Quanto as mudinhas que me sobraram, o monitoramento foi diário, pois a velocidade de crescimento é extraordinária.

Abaixo seguem fotos de algumas etapas do desenvolvimento inicial.


Acredito que em breve já terei um pré-bonsai de cacau para planejar as futuras podas e o vasinho adequado. Certamente todas as fotos estarão publicadas neste blog.


5 comentários:

  1. mto massa!!!!vo tentar uma muda dessa aqui no rio vlw

    ResponderExcluir
  2. Saudações! Eu gostei desta cultura, fazer bonsai com árvores brasileiras ou cultivadas no Brasil, nem sempre trás resultados como os bonsai de pinheiros, mas também é preciso ter um tratamento diferente, este do cacau ainda não tinha visto, eu gostei muito. O bonsai de manga eu vi num livro de bonsai, consegui resultados bons, mas não consegui cultivar mais do que três anos.

    ResponderExcluir
  3. cara também tenho um.
    em minha casa tem um pé de cacau normal e estou fazendo um bonsai com uma semente que retirei do meu proprio pé!
    abraços boa sorte nesse cultivo.

    ResponderExcluir
  4. Oi quem tiver sementes de cacau para doar me,por favor contactar a:hilquiascarneiro12@hotmail.com
    (MSN)

    ResponderExcluir
  5. Olá.. Eu tinha plantado várias semente de cacau, demorou tanto tempo pra nascer que já tinha até esquecido, nasceu apenas uma, quero muito fazer um bonsai e estou com medo dela morrer, quando devo começar a poda, tenho que cortar tambem as raizes? por favor estou desesperada.. rs gostaria muito de receber algumas dicas de como cuidar do meu cacauzinho.. Obrigada! :)

    ResponderExcluir